Sobre

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Frederico Westphalen (CDL-FW) é uma organização sem fins lucrativos, que visa o desenvolvimento de ações e a mobilização de empreendedores em prol da defesa da classe lojista do município. A entidade atua há mais de 50 anos contribuindo, incessantemente, para o desenvolvimento do setor comercial e melhorias, principalmente em serviços e produtos, à população. Filiada à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) e à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a entidade está em contato diário com as inovações e anseios para o crescimento do mercado.

Visão

Ser reconhecida como uma entidade de excelência em serviços, referência na representatividade e desenvolvimento da classe lojista de Frederico Westphalen.

Missão

Fortalecer a classe lojista, desenvolvendo estratégias para a prosperidade de seus negócios, representando e defendendo seus interesses, disponibilizando serviços de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do comércio, dos serviços e da comunidade.

Associe-se

Lojista, a CDL-FW idealiza o progresso da sua empresa com você. Entre em contato conosco, descubra como fazer parte da entidade que vai impulsionar o seu negócio e garanta resultados extraordinários nas vendas.

Associe-se e obtenha inúmeras vantagens para sua empresa!

História

Por Wilson Ferigollo, Historiógrafo.

Aos 25 de abril de 1966, lojistas de Frederico Westphalen, até então, sem qualquer entidade voltada à defesa do empresário, reuniram-se diversas vezes para tentar a organização do Clube dos Dirigentes Lojistas (CDL). Em uma reunião com a presença de diversos empresários, na sala do Clube Recreativo Harmonia, fundou-se a CDL.

Os empresários que participaram da Assembleia de Fundação foram: Alfredo L. Sanvido, Antonio Ruaro, Avelino Cerutti, Abel Felin, Americo Scapin, Augusto Tagliapietra, Alcides Severino Milani, Carlos H. Crhistmann, Candido Ricali Lima, Elio Estanislau Bambini, Eugenio E Kuhn, Francisco Quatrin, Jayme José Locatelli, Luis A. Fernandes, Nilvio Narciso Ludwig e Pedro Zambenedetti.

A exposição do assunto foi do publicitário Luis A. Fernandes, jovem recém chegado à cidade, procedente de Santo Ângelo, trazendo ideias novas e às vezes polêmicas , mas aos poucos aceitas pelas lideranças e transformadas em realidade.

Assim foi com a CDL, primeira Feira de Diversões abrindo os festejos de Natal (realizada na Praça da Matriz) configurando o 1º evento oficial da CDL. ‘

A primeira diretoria eleita foi composta da seguinte forma: Presidente Pompílio Rubin Girardello, Vice Presidente Eugenio Emilio Kuhn, Vice Candido Ricalli Lima e 3º Vice Carlos Henrique Crhistmann, Secretário Luis A. Fernandes e Tesoureiro Elio E. Bambini.

No dia 22 de julho de 1966 nova reunião, no salão do CTG Alferes Epiphâneo, ampliando a discussão sobre a importância da nova entidade na aproximação, desenvolvimento e principalmente união dos lojistas da cidade.

Com alguns anos de ações voltadas à implantação da CDL, a gestão administrativa voltou-se a criação do Departamento do SPC, que aconteceu em junho de 1969 tendo sido mantido contato com a CDL de Passo Fundo.

Após um estágio em Passo Fundo, junto a Câmara de Dirigentes Lojistas, a entidade empresarial de Frederico Westphalen passou a promover reuniões com os lojistas para implantar o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em Frederico Westphalen.

No dia 16 de agosto de 1969 o SPC funcionava anexo a ACI, com a inscrição de diversas firmas, sob o controle de Passo Fundo.

E as primeiras empresas cadastradas foram Estofaria Roani de Alzira Roani, Casa das Tintas Alcides S. Milani, Lojas Renner de Augusto Tagliapietra, Supermercado Sol de Cerutti & Mazzotti Ltda, Bragante & Pasqualle Ltda, Carroçarias Binotto Ltda, Comércio de Automóveis Dal Piva Ltda, Imperatriz dos Móveis Ltda, Radio Técnica Locatelli de Jayme J. Locatelli e Loja Bambini de Elio e Normando Bambini.