Liquidações atuam como uma ocasião favorável para comprar mais e por um preço acessível, enquanto ao varejo é sinônimo de aumento no faturamento e renovação de estoque. Mas e quando, mesmo efetuando promoções incríveis, os produtos não vendem e, o pior, não atraem a atenção do consumidor? Saiba que a sua estratégia de venda pode estar defasada ou não condiz com a realidade do seu cliente. A boa notícia é que você tem em mãos inúmeros recursos capazes de reverter um cenário improdutivo para as vendas.
Esqueça-se do valor inbox: Promoção é feita para viabilizar valores acessíveis e chamativos de um produto, se você oculta o preço já desencadeia a ideia de que a sua promoção não é vantajosa.
Produto atrativo é aquele que é visto: Divulgue, por meio de redes sociais, e-mail e/ou site, os produtos em promoção. Fotos e vídeos da sua empresa também agregam para a oferta.
Vitrine é o reflexo da sua empresa: Como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica”, então capriche na sua vitrine conforme o enfoque da sua promoção. Quer liquidar especialmente o setor de calçados? Nesse caso, ao montar a sua vitrine, este deve ser a sua prioridade. Também prefira não incluir inúmeras peças de uma só vez e aparentar um aspecto bagunçado, é preferível uma categoria de produtos por vez.
Atenção redobrada ao cliente: Sabe aquele cliente que sempre vai a sua loja em um busca de um produto específico, da mesma linha ou marca? Se esta peça estiver na liquidação é hora de avisar o seu cliente. Encaminhe no whatsapp ou e-mail dele, isto também demonstra atenção e delicadeza com o comprador.
Conquiste novos clientes: Invista em redes sociais, promova as suas publicações, assim poderá obter um alcance maior de público, que, consequentemente, irá se inteirar sobre a sua empresa.
Ofereça um diferencial: Seja um brinde, cartão fidelidade ou até um sorteio, tudo é válido para surpreender o cliente. Para se destacar, nada melhor do que oferecer um diferencial, isso cria uma identidade atraente ao seu empreendimento.
“Promoção relâmpago: compre um determinado produto e ganhe outro”: Essa frase de efeito causa encantamento a quem está procurando uma boa oportunidade de comprar o que deseja por um preço justo e ainda com vantagens. Vale lembrar que, através deste tipo de oferta, as chances de você liquidar o seu estoque mais rapidamente aumentam de modo considerável. Contudo, essa ação só é válida quando há descontos realmente consistentes, lembre-se que o consumidor está cada vez mais atento e cauteloso a falsas promoções.
Descontos progressivos: Conhece a estratégia dos descontos progressivos? Se a sua empresa ainda não aderiu a esse mecanismo, esta é a sua chance de vender mais. Quanto mais produtos o seu cliente compra, maior será o desconto final. “Acima de 3 produtos, ganhe 50% de desconto”. Excelente aliado na queima de estoque.
Tematizar é fundamental: Não é suficiente fazer uma mega liquidação se a sua empresa não possui uma apresentação condizente a quem está disposto a convencer o consumidor. O visual também influencia e é um atrativo para o cliente. Sendo assim, não economize em cartazes, confetes, cores, balões e outros adereços. Seja criativo!
Boas vendas