Mesmo antes do início da pandemia do Coronavírus, já haviam empresas que permitiam que os funcionários trabalhassem em home office, então com a chegada do Covid-19, impulsionando as pessoas a ficarem mais em casa, essa tendência foi acelerada. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 3,8 milhões de pessoas já trabalhavam dentro de casa em 2018.
A nova obrigação fez com que até mesmo os mais resistentes ao teletrabalho se adaptassem. Como consequência deve haver um aumento do trabalho remoto mesmo após a pandemia. Segundo o Coordenador do MBA de Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Miceli, estima-se em 30% o crescimento da adoção de home office no Brasil no pós-pandemia. “Por estar ocorrendo de forma acelerada, estamos vendo o movimento acontecendo de uma forma não planejada, com os desdobramentos dessa falta de planejamento, como na questão de segurança dos computadores domésticos e das empresas”, analisa.
Devido a certas dificuldades da aplicação desse modelo, alguns especialistas afirmam que pode ser que isso ocorra de forma híbrida, em que o funcionário irá trabalhar em casa durante alguns dias da semana. Apesar das vantagens, esse modo de trabalho pode prejudicar o senso de pertencimento à empresa e a falta de confiança com os colegas, que é fortificada pelo convívio social. Outro problema é a falta de estrutura de alguns negócios para esse tipo de trabalho e a conciliação entre tarefas e filhos, por exemplo. O desafio atual das empresas é se equipar melhor e utilizar o home office por opção e não por obrigação.
Novas oportunidades
Nesse novo cenário surgem diferentes oportunidades de investimento, afinal, ao ficarem mais em casa os hábitos de consumo dos clientes também mudaram, fazendo com que certas demandas sejam mais procuradas pelo consumidor. Um exemplo disso é a venda de alimentos por delivery, mesmo em casa muitos ainda tem o hábito de pedir e não fazer a própria comida.
Além disso, as vendas de eletrônicos, itens de limpeza doméstica, produtos para os lares e materiais de ginástica tiveram um grande aumento. De acordo com uma pesquisa do Zoom, site comparador de preços e produtos, as encomendas de utensílios para montar uma academia em casa aumentaram 600%. Outros itens muito buscados no Zoom foram quebra-cabeças (460%) e webcams (350%). Todos esses dados demonstram algumas oportunidades de venda durante a pandemia. Outros negócios que também podem dar certo é a comercialização de artesanatos e a produção de entretenimento para crianças, com mais tempo em casa os pequenos estão à procura de atividades que tornem o período da quarentena mais divertido.
Conforme essas novas demandas, o empreendedor local pode adaptar o seu negócio para as atuais necessidades do cliente. Essa fase inusitada que passa o mundo serve como uma maneira de se reinventar e aprender, tornando as empresas mais inovadoras.